O que é VoIP?

 VoIP, ou Voz sobre Protocolo de Internet, é um método que consiste em transformar sinais de áudio analógicos, como os de uma chamada telefônica, em dados digitais que podem ser transmitidos através da Internet ou de qualquer outra rede de computadores baseada em IP (Protocolo de Internet).

Quem utiliza um aparelho telefônico comum pode usufruir do sistema VoIP, caso tenha contratado o serviço junto a uma operadora. Para isso basta que ele utilize um dispositivo chamado ATA (adaptador telefônico analógico), que é uma espécie de conversor analógico-digital. O dispositivo ATA converte o sinal analógico do telefone em dados digitais, para transmissão pela Internet.

voip-menor
imagem5

Pelos projetos atuais das empresas que hoje trabalham com VoIP, segundo analistas de mercado e alguns pontos de opinião, uma das próximas etapas na evolução do VoIP é a extinção por completo do modelo atual de ligações de longa distância (DDD/DDI) pela rede PSTN e, mais adiante, talvez a erradicação dos sistemas convencionais de telefonia. Parte desta evolução estará à medida que os telefones IP chegarem aos lares e os acessos em banda larga se popularizarem.

A telefonia VoIP tem como principal objetivo reduzir custos consideraveis nas chamadas possibilitando até ligações gratuitas entre usuários VoIP.